O papel do Coordenador Técnico Distrital – Meios de Vida e Mudanças Climáticas é garantir que os projetos sejam implementados com um alto padrão técnico e em alinhamento com as abordagens técnicas da Visão Mundial. Isso inclui garantir que os projetos e planos estejam alinhados com a estratégia e as ideias mais recentes, mas também garantir que sejam entregues de forma eficaz. O Coordenador Técnico Distrital deverá fornecer orientação direta, treinamento e apoio aos funcionários e grupos comunitários em sua área técnica, e deverá monitorar o trabalho para garantir a qualidade da implementação.
O Coordenador Técnico Distrital trabalhará com os Coordenadores de Campo e Oficiais de Desenvolvimento que estão baseados na comunidade e que assumem a liderança no envolvimento da comunidade em cada área. Os coordenadores técnicos distritais também desempenham um papel fundamental na abordagem das questões locais de advocacia com o governo distrital e na garantia de padrões técnicos na resposta a emergências.
Principais tarefas:
Recursos técnicos – meios de subsistência e mudanças climáticas
- Acessar, compilar e compartilhar informações atualizadas sobre questões técnicas relevantes. Certifique-se de que esteja disponível para o pessoal do Programa e parceiros (comunidade, governo, outras ONGs).
- Trabalhar com os Gerentes Técnicos do NO para garantir que todos os recursos técnicos e materiais de Informação, Educação e Comunicação (IEC) para as atividades de meios de subsistência e mudanças climáticas estejam disponíveis em formatos acessíveis, inclusivos e localmente apropriados.
- Garantir que os custos de recursos técnicos relevantes e materiais IEC sejam calculados e incluídos nos planos e orçamentos anuais, e suporte na aquisição de recursos técnicos e materiais IEC ao longo do ano, garantindo qualidade e disponibilidade.
- Revisar regularmente o uso de recursos técnicos e material IEC pelo pessoal de campo, grupos comunitários e parceiros para garantir a eficácia, relevância e impacto. Fornecer treinamento prático quando necessário e tomar nota de quaisquer alterações necessárias ao material.
- Estabelecer contato com os Gerentes Técnicos do NO para compartilhar os aprendizados do uso de campo de recursos técnicos e material IEC, compartilhando boas práticas e concordando com as mudanças necessárias.
- Analisar como os programas técnicos precisam ser adaptados ao contexto local e aconselhar a equipe do programa sobre como incluir efetivamente essas adaptações.
- Estabelecer e manter contato com outras organizações envolvidas em trabalhos semelhantes na área, para identificar oportunidades de melhoria na implementação do projeto.
- Fornecer informações para o planejamento anual e de 6 meses para garantir que os aprendizados da pesquisa e novas inovações em meios de subsistência e mudanças climáticas sejam incorporados aos planos do projeto
- Garantir o fornecimento oportuno de dados e informações de alta qualidade sobre meios de subsistência distritais e mudanças climáticas para uso pelos gerentes técnicos do NO no desenvolvimento de propostas, envolvimento externo, evidenciando o impacto e adaptando recursos técnicos.
Desenho e planeamento do programa.
- Participar dos processos de desenho do programa, envolvendo-se com a comunidade e o governo durante os workshops de desenho sobre seus problemas e construindo um entendimento comum do contexto local.
- Fornecer liderança na identificação de abordagens eficazes para abordar as questões identificadas no contexto local, garantindo que os projetos do projeto reflitam as abordagens técnicas e as melhores práticas da WV em meios de subsistência e mudanças climáticas, e também as necessidades dos programas da área local.
- Contribuir para o desenvolvimento de projetos anuais, mensais e semanais com base nos desenhos dos projetos, garantindo que esses planos sejam atualizados com base nas novas aprendizagens; liderar a preparação de documentos de planejamento anual.
- Agir como o representante distrital do HEA durante as respostas de emergência, coordenando as avaliações iniciais, colaborando com o Gestor do NO HEA e os Coordenadores Provinciais do HEA e garantindo que os padrões técnicos de emergência sejam incorporados aos planos de resposta.
Implementação e monitoramento do programa.
- Supervisionar a implementação e fornecer suporte técnico a todos os componentes do programa relacionados aos meios de subsistência e mudanças climáticas, incluindo respostas do HEA conforme apropriado.
- Acompanhar a implementação de todas as áreas técnicas relevantes, garantindo que os planos de trabalho semanais e mensais estejam alinhados aos planos e orçamentos anuais, e acompanhando o progresso e as metas e gastos em relação ao ATT e orçamento em uma base mensal.
- Assegurar uma coordenação estreita e boa comunicação com FCs, DOs e outros TCs (incluindo patrocínio) para garantir que todos os meios de subsistência, mudanças climáticas e atividades de HEA sejam planejadas e implementadas de forma integrada e eficaz.
- Garantir que todo o suporte técnico seja entregue no prazo e dentro do orçamento.
- Antes de uma atividade ser implementada, certifique-se de que os materiais necessários estão preparados para fazer isso bem. Por exemplo, se houver uma série de treinamentos em meios de subsistência e mudanças climáticas, certifique-se de que os materiais de treinamento sejam relevantes e estejam em um formato simples e fácil de usar.
- Durante as respostas de emergência, atue como líder distrital do HEA, coordene com as autoridades locais (por exemplo, Governo e INGD), e forneça orientação e direção sobre as atividades de implementação para garantir que as atividades sejam implementadas de acordo com os padrões necessários, como SPHERE.
- Durante a implementação da atividade, conduza visitas regulares de monitoramento para avaliar se as atividades estão sendo realizadas de acordo com o padrão exigido. Quando os Oficiais de Desenvolvimento ou Coordenadores de Campo destacam as principais preocupações, conduza visitas aos grupos para garantir que o suporte técnico relevante seja fornecido.
- Realizar monitoramento regular dos beneficiários para avaliar até que ponto eles estão se lembrando e utilizando os insumos que receberam.
- Fornecer relatórios regulares de monitoramento para os Coordenadores de Campo, Gerentes Técnicos do NO e Gerente Distrital para destacar as áreas fortes e fracas na entrega pelos parceiros da comunidade. Com base nisso, e em conjunto com os coordenadores de campo, desenvolva planos de melhoria.
- Quando o monitoramento for conduzido por um gerente técnico do NO, fornecer liderança nos planos de melhorias com base nas descobertas do monitoramento.
Capacitação
- Manter uma compreensão atualizada de todas as abordagens de programa relevantes relacionadas a Meios de Vida, Mudanças Climáticas e HEA. Isso inclui um conhecimento prático de modelos, padrões e princípios de projeto relevantes.
- Realizar avaliações de capacidade técnica de funcionários e parceiros da comunidade (particularmente governo local e CBDRMC) para determinar suas áreas de força e fraqueza.
- Desenvolver um plano de capacitação para equipes AP (DOs e FCs) e parceiros da comunidade para construir seu conhecimento técnico para entregar um trabalho de qualidade. Isso deve incluir uma abordagem combinada de diferentes metodologias projetadas para serem envolventes e acessíveis para cada grupo-alvo específico.
- Oferecer apoio para o desenvolvimento de capacidades, como treinamento e coaching, para membros da comunidade e parceiros locais para garantir que eles tenham as capacidades técnicas necessárias para o seu trabalho.
- Avaliar os níveis de conhecimento e compreensão dos Funcionários Distritais em relação à área técnica. Isso precisa ser feito em comparação com as competências exigidas para cada posição.
- Desenvolver planos de capacitação e fornecer apoio para capacitação, para garantir que os funcionários distritais tenham conhecimento técnico suficiente para o seu papel no projeto.
- Servir como pessoa encarregada do HEA para o distrito, participando da Equipe Técnica de Crise de Nível Distrital e fornecendo aconselhamento e capacitação à equipe distrital sobre preparação e resposta a desastres, conforme orientado pelo Gerente do HEA NO e em coordenação com o Gestor Distrital
Representação e Advocacia Local
- Representar o Programa Distrital na área de Meios de Subsistência e Mudanças Climáticas.
- Inicie o diálogo com as partes interessadas onde isso será benéfico para o progresso do projeto. Isso pode incluir outras ONGs, unidades governamentais ou setor privado.
- Assegurar que boas relações sejam mantidas com o governo distrital e outras partes interessadas importantes.
- Participar de reuniões conforme solicitado pelo Gerente Distrital, particularmente na área de Meios de Vida e Mudanças Climáticas.
- Preparar relatórios de reuniões; certifique-se de que estes estejam disponíveis para o Programa Distrital e ao pessoal do NO e sejam mantidos em um arquivo acessível.
- Buscar ativamente influenciar a aplicação de políticas governamentais que impactam positivamente o bem-estar das crianças, trabalhando com outras organizações com ideias semelhantes.
- Coordenar com atores relevantes e participar de reuniões de grupo em nível local durante respostas a emergências.
Reportar.
- Preparar e enviar relatórios mensais ao Gerente Distrital e aos Gerentes Técnicos do NO, resumindo os planos mensais e realizações.
- Preparar o Relatório do Projeto semestral e o Relatório Anual do Projeto, compilando informações sobre o andamento e a qualidade da implementação do projeto, sucessos, desafios e mudanças de comportamento ou capacidade que estão sendo observados.
- Preparar e submeter relatórios ao governo distrital conforme solicitado ou conforme necessário pelos escritórios governamentais.
- Durante as reuniões mensais, fornecer uma atualização sobre o progresso em nível de distrito em relação às metas e gastos para as áreas técnicas relevantes, e compartilhar informações sobre sucessos e desafios que foram vistos em diferentes áreas do programa, incluindo ações a serem tomadas para fortalecer o impacto e a eficácia nas áreas de proteção à criança
- Monitorar indicadores-chave e sinais de alerta antecipado de potenciais situações de emergência ou desastres naturais, atualizando o Gestor Distrital o Gestor do HEA no NO em caso de qualquer mudança no contexto local.
Avaliação e reflexão do programa.
- Participar em reuniões de reflexão a nível de Posto Administrativo e Distrital. Contribua com o aprendizado com a implementação de forma que uma cultura de aprendizado seja promovida na equipe distrital.
- Participar das avaliações do programa, facilitando o envolvimento de parceiros técnicos externos conforme necessário.
- Participar do Processo de Autoavaliação da Qualidade do Programa (PQSR) e garantir que todos os itens relevantes do plano de ação do PQSR relacionados aos Meios de Subsistência e Mudanças Climáticas sejam concluídos.
- Em colaboração com a pessoa responsável pela Gestão do Conhecimento e o departamento de Comunicações, fornecer contribuições / suporte na escrita de documentação de impacto e evidência para Subsistência e Mudanças Climáticas (incluindo histórias de impacto, fichas técnicas, declarações de capacidade, etc).
Requisitos da Função:
- Experiência relevante anterior de pelo menos cinco anos, incluindo pelo menos dois anos em um projeto setorial.
- Experiência em gestão de projetos de meios de subsistência e mudanças climáticas, ou de fornecimento de suporte técnico a projetos, ou como consultor técnico de terceiros.
- Experiência na entrega de capacitação setorial, como treinamento e coaching na área técnica.
- Carta de condução de mota.
- Licenciatura ou equivalente em um assunto relevante; recebeu treinamento em Segurança Alimentar e / ou Desenvolvimento Econômico.
- Compreensão conceitual e compromisso com o trabalho de desenvolvimento entre os pobres
- Conhecimento aprofundado dos meios de subsistência e mudanças climáticas no contexto moçambicano.
- Boa compreensão dos processos de concepção e planejamento do projeto.
- Fortes habilidades de planejamento e organização
- Capacidade de trabalhar como um membro da equipe em uma equipe diversificada
- Capacidade de comunicar questões técnicas complicadas de uma maneira simples que possa ser entendida por pessoas não técnicas e de fornecer treinamento contínuo nessas áreas.
- Excelentes aptidões de comunicação escrita e oral, incluindo a língua principal da área de atribuição e o português; Inglês é uma vantagem, mas não essencial.
- Conhecimentos de informática em Microsoft Word e Excel ou outro software semelhante.
Válido até 25 de Outubro