A Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Psicólogo.
As Organizações
A Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil é uma associação do direito privado Moçambicano e com carácter sócio cultural, sem fins lucrativos dotada de personalidade jurídica própria, dedicada a projectos nacionais de ajuda ao desenvolvimento, de atendimento a criança e jovens em situação difícil, nas diversas áreas de caracter social.
A Khandlelo tem como visão “Promover a construção e o desenvolvimento da identidade e a consistência de pertencer a um grupo, considerando sempre o valor da pessoa. A missão da KHANDLELO assenta em dois pilares: Promoção integral da pessoa humana e Educação para a vida. A Promoção integral da pessoa humana é feita através do desenvolvimento de programas no campo social, cultural, educativo, formativo, visando, em especial, o apoio à criança, adolescente, jovens em situação de risco com vista a serem sujeitos das suas próprias vidas no futuro.
A Fundação Fé e Cooperação, instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), reconhecida pelo Ministério Português dos Negócios Estrangeiros. Conta com financiamentos da Cooperação Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian e de organismos internacionais, como União Europeia, UNICEF, entre outros.
A FEC, instituída pela Igreja Católica em Portugal em 1990, tem como missão: “Promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igreja”. A FEC realiza a sua missão operando como uma ampla rede de diálogo, mobilização, cooperação e sensibilização entre pessoas, comunidades e Igrejas – em particular dos países lusófonos.
Resumo do Projecto
A Ação Yamukela visa responder a necessidades e limitações existentes em Moçambique e compromissos acordados pelo país a nível internacional e priorizados em estratégias nacionais. A situação precária em que crianças e jovens de contextos geográficos vulneráveis, em particular com deficiência, e o difícil acesso ao ensino escolar primário, agravada pela pandemia do COVID-19 no país, está na base do seu desenho. Pretende-se reforçar e aumentar a inclusão social de crianças e jovens vulneráveis, quer na escola quer na comunidade, assim como trabalhar na advocacia e monitoria de políticas públicas de inclusão social. Dada a natureza da temática da ação, Yamukela integrará as questões de igualdade de género e promoção de direitos da criança de forma prioritária enquanto parte integrante dos objetivos e realizações que a Ação visa alcançar. A promoção da democracia de boa governação será integrada de forma transversal no trabalho realizado em torno da advocacia e monitoria de políticas públicas.
Durante 36 meses, o foco da Ação incide nas necessidades de crianças e jovens, nomeadamente com deficiências físicas, auditivas e visuais, mas sem excluir vulnerabilidades sociais ou decorrentes de desigualdades de género nos distritos Municipais de Nhlamankulu, KaMavota e KaMubukwana na Cidade de Maputo, distrito da Macia na província Gaza e distrito de Lichinga na província do Niassa. Tem como requerente a Associação Juvenil pelo Desenvolvimento – Khandlelo, associação moçambicana com sede no distrito de Nhlamankulu criada em 2000 com enfoque na área da juventude e educação e a FEC – Fundação Fé e Cooperação como co-requerente, ONGD portuguesa, criada em 1990, com escritórios em Maputo e Lichinga em Moçambique.
Objectivos e Resultados do Projecto
- Objectivo geral: Melhorar o desenvolvimento inclusivo e a redução das desigualdades sociais em Moçambique
- Objectivo específico: Serviços sociais melhorados com a participação de cidadãs e cidadãos na elaboração de políticas públicas de inclusão social em Distritos vulneráveis (3 na cidade de Maputo, 1 na Província de Gaza e na Província de Niassa).
Resultados
- Resultado 1: Reforçadas as capacidades técnicas e didáticas das escolas e das comunidades no domínio da inclusão social dos/as alunos/as oriundos de grupos vulneráveis.
- Resultado 2: População e organizações da sociedade civil mais informadas e sensibilizadas para modos e técnicas de inclusão social de crianças e jovens, em particular no domínio das deficiências e na dimensão de género.
- Resultado 3: Entidades governamentais e da sociedade civil activamente envolvidas em acções de informação, monitorização e advocacia sobre políticas públicas de inclusão social nos distritos alvo.
Responsabilidades/Funções
O Psicólogo será responsável por:
- Apoiar no desenho de fichas de observação para alunos na sala de aulas;
- Apoiar no desenho de fichas para visitas domiciliárias;
- Apoiar na identificação de crianças com necessidades educativas especiais e deficiência nas escolas e na comunidade;
- Desenhar e garantir a implementação dos planos individualizados de crianças com Necessidades Educativas Especiais e deficiência;
- Garantir apoio psicológico de crianças com necessidades educativas especiais, deficiência e em situação de exclusão social;
- Encaminhamento de crianças de acordo com a necessidade identificada, para outros sectores de accão social, educação, saúde etc;
- Apoiar na planificação de actividades dos estagiários nas escolas e na Família;
- Supervisionar o trabalho dos estagiários da Universidade Pedagógica de acordo com as necessidades identificadas;
- Fazer a avaliação e monitoria dos estagiários;
- Apresentar um relatório mensal de atividades desenvolvidas;
- Acompanhar as actividades extracurriculares nas escolas através de iniciativas inclusivas (teatro, poesia, arte-fotografia, desenho e desporto).
Requisitos
Aptidões
- Habilidade em comunicação, relacionamento interpessoal e sensibilidade cultural para atuar em ambientes diversos, considerando aspectos relacionados à regionalidade, etnia, idade, género, etc;
- Criatividade e habilidade para trabalhar com recursos limitados;
- Trabalhar em equipa e comunicar eficazmente;
- Capacidade de trabalhar sob pressão, autonomamente e com supervisão reduzida;
- Capacidade de relacionamento e articulação com diversos segmentos sociais, como comunidades tradicionais, associações, conselhos municipais, órgãos públicos, ONGs, empresas, universidades, etc;
- Disponibilidade para viagens.
Experiência
- Mínimo de dois (2) anos de experiência em programas de educação e protecção social;
- Experiência em serviço social e desenvolvimento comunitário;
- Experiência em liderança e supervisão de equipas;
- Capacidade de realizar treinamentos formais, estruturados e informais;
- Boas competências de informática na óptica do utilizador para as aplicações gerais (MS-Office, E-mail, Internet).
Compromisso
- Compromisso com a filosofia de trabalho dos parceiros envolvidos e o respeito pelo direito e valores nacionais e internacionais que estão subjacentes à Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros congéneres.
Principais Qualificações
Habilitações
- Licenciatura ou Pós-Graduação em Psicologia, Educação, Sociologia ou outras áreas sociais.
Línguas
- Fluência em Português e Changana (será uma mais-valia).
Benefícios
Termos & Condições Contratuais
Carga horária:
- Tempo inteiro.
Salário & outras condições:
- Salário a definir de acordo com o orçamento do projecto.
Duração de Contrato:
- Contrato de duração determinada de 7 meses (sujeito a avaliação no final do contrato).
Carga Horária:
- Meio Período.
Exigências
- Curriculum Vitae detalhado e com pelo menos duas referências;
- Carta de Apresentação/ Motivação, indicando o porque pensa que o seu perfil é o indicado para a candidatura; e a experiência que o habilita ao desempenho do cargo.
Nota: Indicar a referência no assunto.
Projecto: “Yamukela – Pela inclusão social nas comunidades”
Função: Psicólogo
Duração: Março de 2023 a Setembro de 2023 (7meses)
Posição: Reportar ao gestor do projecto
Pode candidatar-se a esta vaga enviando um email para hermilda.nhantumbo@khandlelo.co.mz