Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) formou um forte consórcio com parceiros locais (ComuSanas e Kupulumussana) e parceiros de assistência técnica (FHI360 e Dimagi), para implementar um projecto financiado pela USAID Moçambique, denominado “Mozambique Local TB Response”, pretende recrutar para o seu Projecto 2 Técnicos de Medicina para ocuparem as vagas de Assistentes Clínico (TB).
Objectivos do projecto:
- Capacitar as Entidades Locais e as Comunidades para providenciar serviços de qualidade na área da Tuberculose, usando uma abordagem baseada no paciente e elevar a resposta à TB em Moçambique a um nível totalmente novo;
- Aumentar o número de pessoas com TB sensível e TB Resistente aos medicamentos diagnosticadas, notificadas e concluído com sucesso o seu tratamento;
- Contribuir para o desenvolvimento da nova estratégia nacional de TB;
- Apoiar o governo a reduzir a incidência de TB em 90% até 2035; Desenvolver a capacidade das organizações locais para implementar intervenções de alta qualidade contra a Tuberculose.
- Desenvolver a capacidade das organizações locais para implementar intervenções de alta qualidade contra a Tuberculose.
Descrição
O Mozambique Local TB Response (TB Response) é um projecto financiado pela USAID, com duração de 05 anos (2019 – 2024) e implementado por um consórcio de 5 organizações (ADPP, FHI360, DIMAGI, COMUSANAS e KUPULUMUSSANAS) em estreita coordenação com o Programa Nacional de controlo da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde (MISAU), em 50 distritos de 04 províncias (Zambézia, Nampula, Sofala e Tete).
O projecto tem como Objectivo prestar serviços de TB, clínico e comunitário, de qualidade, baseado num atendimento centrado no paciente, melhorando assim a resposta nacional à TB em todas as suas vertentes.
Possui em cada província um (01) oficial clínico contratado para prestar AT nas diferentes intervenções da área técnica e clínica, coordenando as actividades com o Coordenador provincial do projecto que é o líder da equipe provincial, respondendo tecnicamente ao oficial sénior de TB MR, baseada em Quelimane.
Termos de Referência de Assistentes Clínico:
Os técnicos irão apoiar, em coordenação com os Oficiais Clínicos Provinciais e pessoal do PNCT, na implementação de todas as intervenções da área clínica, e contribuir para que o programa ao nível das províncias de Zambézia e Nampula, conheçam novos desenvolvimentos, alcançando melhores resultados, nos seus indicadores, e na melhoria da qualidade dos serviços prestados:
- Participar activamente nas actividades do Grupo Técnico Provincial de TB/TBR;
- Apoiar, em coordenação com PNCT, as US na prestação de assistência clínica ao PNCT;
- Realizar visitas de supervisão integradas, em conjunto com PNCT, cobrindo todas as áreas programáticas da TB (TB, TBMR, Lab. comunidade e M&A);
- Identificar e assistir pacientes de TB MR para apoio nutricional;
- Apoiar a implementação do PPM (Parceria Píblico Privado);
- Colaborar com parceiro de implementação do HIV para detecção e tratamento de casos TB, TBMR/HIV;
- Apoiar na formação de estagiários das instituições de saúde (palestras sobre a TB em instituições de ensino de Saúde e acompanhamento dos estagários em matéria de gestão programática e manejo da TB, nos centros de Saúde).
Requisitos:
- Técnico de Medicina de nacionalidade Moçambicana.
- Vasta experiência na gestão programática e clínica de TB, TBMR e TBHIV;
- Experiência em formação, supervisão e mentoria do pessoal;
- Capacidade de trabalhar em equipa multidisciplicar, comunicação e liderança;
- Habilidades de comunicação oral e escrita. Proficiência em lingua portuguesa. Conhecimento de língua inglesa é uma mais valia;
- Conhecimento das aplicações de Microsoft office (Excel, world, powerpoint e outlook).
Como se candidatar:
Os interessados deverão enviar os “Curriculum Vitae” para o correio electrónico: adpp.recrutamento@adpp-mozambique.org indicando no “Assunto” a VAGA para a qual se candidatam.
Local: Zambézia e Nampula
Validade: 31 de Março de 202
Nota: Serão apenas contactados os potenciais candidatos para as entrevistas.