A TechnoServer esta a recrutar para o seu quadro de colaboradores um Conselheiro (a) de Negócios.
Ele/ela coordenará as actividades a nível de campo, envolver-se-á com parceiros dos sectores público e privado (agentes de extensão, comerciantes de agroindústria, pulverizadores), bem como com produtores de castanha de cajú. Em particular, o Conselheiro de Negócios-2 supervisionará a implementação dos pilotos da estratégia, identificando e respondendo aos potenciais desafios da implementação, envolvendo-se com os parceiros caso seja necessário, e preparará e administrará os treinamentos dos Formadores.
PRINCIPAIS DEVERES E RESPONSABILIDADES:
O/A Conselheiro (a) de Negócios-2 trabalhará sob a supervisão do Gestor Piloto para apoiar a coordenação das actividades a nível de campo através de check-ins regulares com os intervenientes do sector do Cajú, parceiros do sector público e privado (agentes de extensão, comerciantes de agroindústria, pulverizadores), bem como produtores de castanha de caju. Ele/ela irá especificamente:
- Liderar o relacionamento e planeamento com os principais actores piloto, apoiando o gestor piloto com aconselhamento
- Interagir com os produtores de castanha de Cajú para compreender os seus interesses e os constrangimentos actuais que eles enfrentam (através de discussões em grupo e entrevistas).
- Interagir com o sector privado para compreender o seu interesse em disponibilizar os insumos (agroquímicos) em todo o país.
- Apoiar o mapeamento do actual esquema de subsídios ao sector do Cajú, organizando reuniões com intervenientes e do sector e parceiros relevantes realizando entrevistas e discussões em grupo.
- Apoio na coordenação e implementação das actividades de campo relacionadas com fase piloto do Projecto de retirada de subsídios ao sector do Cajú.
- Preparar/rever materiais de formação e realizar o treinamento dos formadores (ToT) para os vários intervenientes do sector do cajú (prodtuores, fornecedores de serviços de pulverização, comerciantes de insumos e agentes de extensão).
- Assegurar que os objectivos do Projecto são seguidos e cumpridos dentro dos prazos estabelecidos.
- Dar formações os provedores e técnicos do sector privado
- Ajudar com a comunicação das boas práticas do caju
HABILIDADES E EXPERIÊNCIA NECESSÁRIAS:
Licenciatura em Administração de Empresas/Gestão Empresarial, Ciências Agrárias, ou outra área relevante, com mais de 3 anos de experiência profissional num campo relevante, incluindo facilitação do diálogo com as partes interessadas, desenvolvimento de cadeias de valor, financiamento e serviços de Consultoria empresarial e/ou empreendedorismo. A experiência relevante desejada também inclui:
- Concepção e implementação de parcerias de impacto público-privadas
- Desenvolver estratégias e abordagens bem-sucedidas do sector público, especialmente no sector agrário
- Experiência anterior em cadeia de valor de cajú ou outras amêndoas
- Experiência de trabalho com pequenos produtores e empresas agro-industriais
- Conhecimento de Moçambique, em particular as províncias da Zambézia e Nampula
- Conhecimento das línguas locais (Macua, Lomue, Chuabo)
- Disponibilidade de viagem- 70% do seu tempo estará baseado nos Distritos
- Experiência de 1 ano em trabalho nas zonas rurais;
- Experiência de 1 ano em recolha de dados com recurso a aplicativos móveis (Android)- 1
- Boas habilidades de comunicação interpessoal;
- Capacidades de trabalhar em equipa com mínimo de supervisão;
- Capacidade de elaboração de relatório.